ASSEMBLÉIA DE DEUS - MINISTÉRIO COLHEITA DE DEUS

Colunistas

Sua sexualidade - a quem interessa?

É importante reconhecer que a sexualidade se manifesta de diversas formas no cotidiano das pessoas, e que depende do momento histórico e da sociedade em questão.

O organismo e seu funcionamento são apenas um suporte para o exercício da sexualidade. O grande acontecimento é o encontro de cada um com a possibilidade da prática responsável de sua sexualidade. E isso não acontece sem angústias e dificuldades.

É preciso fazer ajustes por dentro e por fora em relação ao mundo em que vive. Afinal, torna-se imprescindível perceber a linguagem do corpo que aflora, sinalizando uma energia que precisa ser canalizada em tempo, para apresentar ao indivíduo os limites da sensação e noção de estima e respeito pelo seu corpo sexuado.

É fundamental desmistificar a sexualidade; homem ou mulher, assinalando a importância da amizade e respeito ao próximo, mostrando-se os aspectos saudáveis dos relacionamentos, à medida que o sexo passe a se vincular a compromisso e envolvimento afetivo, e não mais um instinto compulsivo como se atribuiu ao gênero masculino por muito tempo, onde as vivências sexuais estavam atreladas a raízes mais culturais que biológicas, extravasando a relação sexualidade-agressividade para minimizar assim a violência.

“As palavras conquistam, os exemplos arrastam...” Como em todos os aspectos da vida, aprende-se muito mais observando e copiando, do que obtendo informações de manuais ou outras fontes. Conseqüentemente a adequada educação sexual dos filhos depende fundamentalmente da superação por parte dos pais, dos tabus em que cercam o comportamento humano, bem como do grau de ignorância que os próprios adultos têm de muitos aspectos de sua sexualidade.

Conhecer a própria sexualidade não é tarefa fácil, mas pressupõe a elaboração de novos valores e de novos saberes para desvendar um caminho, ainda que desconhecido, mas surpreendentemente prazeroso.

Um grande abraço. Até a próxima
Laura Ferreira

Drª Laura Ferreira
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui