ASSEMBLÉIA DE DEUS - MINISTÉRIO COLHEITA DE DEUS

Colunistas

O que o exibicionismo revela?

 

O que o exibicionismo revela? Parte I
Por Laura Ferreira
 “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus." (1Tessalonicenses 4:4-5).

Este tema surgiu de uma dúvida muito comum: O que faz uma pessoa receber bons ensinamentos e ainda assim ter uma inclinação incontrolável, muitas vezes fora de tempo pelos desejos da carne?
Pois bem, essa indagação me chegou num momento em que tenho observado no universo dos adolescentes uma inquietação exacerbada por conta da sexualidade aflorada que se apresenta cada vez mais evidente no comportamento de meninos e meninas, e que embora tenha se apresentado de forma mais discreta e sutil nas meninas, mas esteve sempre ali – e hoje muito mais perceptível, pela maneira com que esse ou aquele comportamento determina se pertence ou não “ao grupo”.
Há uma satisfação em despertar no outro algo mais, e que, muitas vezes isso é levado a atitudes inconseqüentes e desastrosas.
O hábito de exibir-se revela um desejo “vingativo” de alguém inseguro que veste uma “armadura” capaz de encobrir o seu verdadeiro “eu”.
Filhos criados por pais intolerantes, controladores, autoritários e moralistas têm uma tendência a serem inseguros por se sentirem inferiores em suas potencialidades: geralmente são autopiedosos e depressivos; mas nem sempre se comportam assim. Há muitos casos em que essa insegurança precisa ser mascarada ou “camuflada” com atitudes ostensivas e descoladas e aí acontecem os casos em que exibir-se para atrair o outro faz parecer seguro.
E é muito comum, assistirmos a modelos lamentáveis de adolescentes que estão abrindo mão de valores importantes como boa reputação, honradez e dignidade para substituir pela tão falada imagem liberal .
Os maus exemplos também têm sido grandes vilões na construção dessa história, mas é preciso fazer o caminho de volta (se é que é possível) e descobrir onde tudo começou.
Exibicionismo: mau exemplo, maldição, perversão ou compulsão? Afinal, o que revela?
Um grande abraço. Até a próxima.

DrŠ Laura Ferreira
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui